SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Avaliação da influência dos estímulos sensoriais envolvidos na manutenção do equilíbrio corporal em mulheres idosasRelação entre o Benefício do Aparelho de Amplificação Sonora Individual e Desempenho Cognitivo em Usuário Idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

ORDONEZ, Tiago Nascimento  e  CACHIONI, Meire. Motivos para frequentar um programa de educação permanente: relato dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.3, pp. 461-474. ISSN 1809-9823.

O presente estudo visou a levantar dados sociodemográficos dos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP e caracterizar os motivos relatados pelos idosos quanto a frequentar o programa. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário sócio-demográfico e uma escala para verificação dos motivos por ordem e por grau de satisfação que cada um representava. O grupo composto por 140 adultos maduros e idosos com idade média de 64,57 anos (DP=6,43 anos) foi basicamente constituído pelo gênero feminino (77,86%). Nos motivos para frequentar uma Universidade Aberta, houve maior interesse em investir no próprio desenvolvimento com o aumento de informação e autodesenvolvimento, visto que mais de 60% disseram que aumentar conhecimentos foi o primeiro motivo que os trouxeram ao programa, seguido de aperfeiçoamento pessoal. Através da análise de Cluster observaram-se dois grupos distintos, quanto à motivação para aderir ao programa. Sugere-se que, na implementação de ações, se objetive melhorar o bem-estar desses estudantes, levando-se em conta as diferenças de cada grupo

Palavras-chave : doso; Coleta de dados; Auto-relato; Motivação; Universidade; Educação permanente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português