SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Estudo longitudinal dos aspectos multidimensionais da saúde de idosos institucionalizadosSobrecarga e percepção de qualidade de vida em cuidadores de idosos do Núcleo de Atendimento à Terceira Idade do Exército (Natiex) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

SANTOS, Verônica Braga dos; TURA, Luiz Fernando Rangel  e  ARRUDA, Angela Maria Silva. As Representações Sociais de pessoa velha construídas por adolescentes. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.3, pp. 497-509. ISSN 1809-9823.

O envelhecimento populacional é fenômeno relevante no mundo e desencadeia repercussões na dinâmica social, viabilizando a existência de representações sociais que deem sentido e orientem os grupos sociais acerca do envelhecimento humano. Com base na abordagem estrutural, foram investigadas a estrutura e a organização dos conteúdos da representação social sobre Pessoa Velha construída por adolescentes. Realizou-se um teste de evocação livre de palavras com a expressão "pessoa velha" e aplicou-se um questionário com perguntas abertas acerca de crenças, atitudes, normas, valores e práticas relacionadas ao processo de envelhecimento e ao idoso e a caracterização sócio-demográfica. Participaram 137 estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma instituição federal de ensino no Rio de Janeiro; idade entre 15-19 anos (média 16,19 anos); e maioria do sexo masculino (65,44%). Os elementos com atributos de centralidade foram: Avô, Idoso e Experiência. O sistema periférico era composto por: Sabedoria, Cabelo Branco, Respeito, Rugas, Aposentado, Doença, Personagens, Conhecimento, Bengala, Antigo, Remédio, Dificuldades, Morte, Acabado, Legal, Óculos, Pai-Mãe-Tia, Tempo e o sistema intermediário por: Idade, Chata, Gratuidades e Senhora. Os principais organizadores da representação foram: Avô e Idoso. Destacam-se dois sentidos atribuídos à pessoa velha: os elementos relacionados a Avô oferecem concretude à imagem de pessoa velha. E a Idoso agregam-se sentidos relativos a uma construção normativa da categoria Idoso, ensejando respeito e valorização. O estudo pode servir de subsídio para a elaboração de políticas de saúde, auxiliando na orientação de medidas direcionadas aos idosos e aos aspectos do envelhecimento humano.

Palavras-chave : Pessoa Velha; Representações Sociais; Envelhecimento; Adolescentes; Saúde do idoso; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português