SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Como vai a Educação Gerontológica nas Escolas Públicas do Distrito Federal?: Um estudo com idosos e jovensO Envolvimento de idosos em atividades prazerosas: Revisão da Literatura sobre Instrumentos de Aferição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

PORTO, Flávia; GURGEL, Jonas Lírio  e  FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Topografia de Moiré como Método de Avaliação Postural: Revisão do Estado da Arte. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.3, pp. 567-577. ISSN 1809-9823.

Desde 1970, o fenômeno de moiré vem sendo empregado como método de diagnóstico clínico em análises topográficas do corpo humano. Como método de avaliação postural, a topografia de moiré (TM) auxilia na análise dos desvios posturais nos planos frontal, sagital e transverso, através de uma única fotografia (topograma) obtida do dorso do indivíduo. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica cuja abordagem incluiu as principais características do fenômeno de moiré e sua utilização como método topográfico para as análises clínicas, sobretudo aquelas relacionadas aos desvios posturais. Foi feito um levantamento bibliográfico nas principais fontes de pesquisa acadêmica internacionais e nacionais, e todo o material passou por critérios de seleção e análise preestabelecidos. Os resultados demonstraram uma evolução no método da topografia de moiré, isto é, percebeu-se uma preocupação crescente em melhorar a precisão e a acuidade do método, bem como em facilitar as interpretações dos topogramas por meio da utilização de softwares. Em destaque, observou-se a prevalência do uso das técnicas de moiré de Sombra e de Projeção nas análises clínicas, em detrimento de outras técnicas de moiré. Somado a isso, os procedimentos metodológicos parecem não estar bem definidos na literatura. Apesar de a TM se mostrar um método de avaliação postural bastante útil na detecção de deformidades da coluna vertebral, verificou-se, por outro lado, grande carência de estudos que a tivessem aplicado em adultos ou idosos. A prevalência está em estudos de rastreamento de escolioses em crianças em idade escolar, por se tratar de um problema de saúde pública.

Palavras-chave : Topografia de Moiré; Diagnóstico; Postura; Escoliose; Coluna Vertebral; Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português