SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O Envolvimento de idosos em atividades prazerosas: Revisão da Literatura sobre Instrumentos de Aferição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

COCENTINO, Jamille Mamed Bomfim  e  VIANA, Terezinha de Camargo. A Velhice e a Morte: reflexões sobre o processo de luto. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.3, pp. 591-599. ISSN 1809-9823.

Neste trabalho, apresentamos e discutimos, sob a perspectiva da psicanálise, reflexões sobre a associação da morte com o processo de envelhecimento humano. São analisadas, inicialmente, elaborações freudianas sobre a morte na cultura, destacando o estranhamento e o desamparo perante a velhice e a morte. Reflexões sobre a vivência da morte nas perdas experienciadas na velhice são apresentadas neste trabalho, que também propõe uma discussão acerca do luto que é vivido simbolicamente nas perdas associadas ao processo de envelhecimento. As perdas vividas na velhice estão relacionadas à morte real de amigos e companheiros, ao corpo, ao fim das relações de trabalho, ao relacionamento social e familiar. Tais perdas perpassam tanto a dimensão do físico, em sua concretude, como os universos profissional, social e familiar. Após uma análise bibliográfica, concluímos que é pertinente a reflexão de que a morte e a velhice constituem fenômenos fortemente atrelados na cultura, de modo que uma abordagem sobre o envelhecimento parece demandar uma compreensão e discussão do processo de luto vivenciado nas sucessivas experiências de perdas na velhice.

Palavras-chave : Envelhecimento; Morte; Relação familiar; Idoso; Perdas; Luto; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português