SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Estado nutricional e a qualidade de vida em homens idosos vivendo em instituição de longa permanência em Curitiba, PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

MARLETE BEZERRA DOS, Santos  e  SANDRA APARECIDA, Ribeiro. Dados sociodemográficos e condições de saúde de idosas inscritas no PSF de Maceió, AL. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 613-623. ISSN 1809-9823.

Objetivos: Descrever as variáveis sociodemográficas e identificar as condições de saúde de mulheres idosas inscritas no Programa de Saúde da Família de Maceió. Métodos: Estudo descritivo, transversal, por amostragem, utilizando variáveis sociodemográficas e condições de saúde. Para avaliar o estado nutricional: índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC). A depressão foi avaliada por meio da GDS-30, a capacidade funcional por meio da escala de Lawton e o IPAQ, versão curta, para avaliar o nível de atividade física. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 268 mulheres, com média de idade de 66,68±5,77 anos; destas, 70,5% estavam na faixa entre 60-69 anos, 35,1% moravam com o cônjuge e 48,5% viviam com menos de um salário mínimo per capita. Referiram de uma a duas morbidades 60,1% das idosas, sendo que a hipertensão arterial foi a mais frequente (84,0%). A prevalência de obesidade foi de 21,6%, enquanto 25,7% da amostra apresentaram baixo-peso e 67,9% tinham CC ? 80cm. Houve suspeita de depressão leve ou moderada em 41,0%, 12,7% apresentaram dependência parcial para as atividades instrumentais da vida diária e 50,7% eram sedentárias ou insuficientemente ativas. Conclusões: Espera-se que esses resultados contribuam para melhor quantificar as necessidades dessa população, fornecendo informações para formulação de políticas públicas pelos gestores. Além disso, promover ações para garantir que aqueles que vivam mais de 60 anos possam fazê-lo com dignidade e qualidade de vida.

Palavras-chave : Saúde do idoso; Envelhecimento; Perfil de saúde; Estado nutricional; Programa de Saúde da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português