SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Prevalência de Enteroparasitos em IdososAvaliação das Instituições de Longa Permanência para Idosos do município de Olinda-PE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

CARNEIRO, Verônica Lopes; FRANCA, Lucia Helena de Freitas Pinho  e  FRANCA, Lucia Helena de Freitas Pinho. Conflitos no relacionamento entre cuidadores e idosos: o olhar do cuidador. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 647-661. ISSN 1809-9823.

Este estudo investigou os conflitos no relacionamento entre os cuidadores e seus idosos, na visão de 100 cuidadores, residentes no Estado do Rio de Janeiro, e que preencheram um questionário sob a forma de entrevista. O estado civil do idoso e o nível de escolaridade do cuidador foram avaliados como possíveis variáveis que poderiam influenciar a frequência dos conflitos. Alguns itens do instrumento de solidariedade entre idosos e cuidadores de Lowestein, Katz, Mehlhausen-Hassoen e Prilutzky (2005) foram adaptados e utilizados para construir e validar uma Escala de Frequência de Conflitos Percebidos entre o Cuidador e o Idoso (ECPCI), tipo Likert, variando de 1 (sempre) a 5 (nunca). A ECPCI apresentou excelente consistência teórica ( = 0,91), e de sua análise fatorial emergiram duas dimensões: aborrecimentos no dia a dia ( = 0,91) e criticismo e conflitos ( =0,83). O criticismo dos mais velhos com os cuidadores apresentou a maior frequência, e a mais baixa foi o aborrecimento em ter que cuidar dos idosos. Os idosos que não tinham parceiros apresentaram mais conflitos com os cuidadores do que os idosos que viviam com parceiros (t = 2,76; p< 0,05) Nenhuma correlação foi encontrada entre o nível de escolaridade do cuidador e seus conflitos com o idoso. Sugerem-se estratégias para a redução destes conflitos, como estimular as organizações a oferecerem cursos para a melhoria das habilidades de comunicação interpessoal entre cuidadores e idosos, bem como a profissionalização desta emergente e importante carreira para a sociedade brasileira.

Palavras-chave : Relacionamento interpessoal; Cuidadores; Idosos; Escala de conflitos.

        · resumo em Português     · texto em Português     · pdf em Português