SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Associação entre variáveis antropométricas, perfil glicêmico e lipídico em mulheres idosasRepresentação social do idoso do Distrito Federal e sua inserção social no mundo contemporâneo a partir da Internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

MIRALLAS, Natália Daniela Rezende et al. Avaliação e reabilitação vestibular no indivíduo idoso. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 687-697. ISSN 1809-9823.

Considerando a necessidade de propiciar melhora na qualidade de vida do idoso e a elevada incidência de queixas relacionadas aos transtornos de equilíbrio nessa faixa etária, este estudo teve como objetivo avaliar o equilíbrio estático e dinâmico de indivíduos idosos com queixas de tonturas e verificar a eficácia da reabilitação vestibular (RV) individualizada, por meio da comparação do escore do Dizziness Handicap Inventory - DHI (questionário de handicap), antes do início da RV e no momento da alta ou, no máximo, após 12 sessões de reabilitação. Participaram da pesquisa 11 indivíduos de faixa etária acima ou igual a 60 anos, submetidos a diagnóstico otoneurológico, composto de avaliação otorrinolaringológica, audiológica, vectoeletronistagmografia e exames complementares, quando necessário. As principais queixas foram tonturas, desequilíbrio e quedas. Todos os pacientes tiveram diagnóstico de síndrome vestibular periférica, sendo dez irritativos e um deficitário unilateral. Pode-se observar que a maioria dos casos apresentou desaparecimento de seus sintomas ou significativa diminuição em suas manifestações, salvo dois pacientes que apresentavam doenças associadas ou não seguiram as orientações dadas. A RV individualizada mostrou ser um procedimento terapêutico eficaz na terceira idade e o DHI um instrumento importante no acompanhamento da evolução do paciente.

Palavras-chave : Envelhecimento; Labirinto; Reabilitação; Qualidade de Vida; Doença do nervo vestibular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português