SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Alcoolismo e tabagismo em idosos: relação com ingestão alimentar e aspectos socioeconômicosEfeito da prática de trabalhos manuais sobre a autoimagem de idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

COSTA, Patrícia Claudia da. O que se aprende além das letras: um estudo sobre a alfabetização de pessoas idosasWhat is learned beyond letters: a study about alphabetization of elderly. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 721-730. ISSN 1809-9823.

Com o objetivo de refletir sobre a importância da manutenção de espaços educativos que atendam às necessidades e desejos de pessoas idosas que têm interesse de participar de ações educativas não-formais, este artigo apresenta alguns dos resultados obtidos em pesquisa de Mestrado conduzida pela metodologia de pesquisa-formação História de Vida, realizada com um grupo de sete educandas idosas, com idades entre 60 e 73 anos, do Programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos - MOVA-Guarulhos. Expõe e analisa as razões pelas quais tais sujeitos não se alfabetizaram em outras fases da vida e resolveram, na fase idosa, integrar um núcleo de alfabetização onde convivem com pessoas de todas as faixas etárias acima dos 16 anos. Evidencia as conquistas observadas pelos próprios sujeitos diante de suas experiências como pessoas em processo de alfabetização, muitas delas que extrapolam o âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento da oralidade e os ganhos na convivência social dela decorrente de variadas formas. Conclui que a frequência ao núcleo de alfabetização contribui para a formação do sujeito, proporcionando algumas conquistas pessoais que não são diretamente relacionadas com o domínio da leitura e da escrita - fato que deve ser considerado para o aprimoramento das ações educativas voltadas ao público idoso.

Palavras-chave : Aprendizagem; Motivação; Educação; Idoso; Alfabetização.

        · resumo em Português     · texto em Português     · pdf em Português