SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Representações Sociais de saúde construídas por idosos do oeste paraenseEquilíbrio postural e risco para queda em idosos da cidade de Garça, SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

BAJOTTO, Aletheia Peters  e  GOLDIM, José Roberto. Avaliação da qualidade de vida e tomada de decisão em idosos participantes de grupos socioterápicos da cidade de Arroio do Meio, RS, Brasil. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 753-761. ISSN 1809-9823.

O objetivo do estudo foi avaliar os domínios da qualidade de vida (Questionário WHOQOL-OLD) e a capacidade de tomada de decisão (Questionário de Avaliação do Desenvolvimento Psicológico Moral) de idosos que participam de grupos socioterápicos da cidade de Arroio do Meio, RS. Realizou-se pesquisa caracterizada como transversal, observacional, descritiva, em indivíduos que participavam de grupos de idosos. Da amostra de 133 idosos, o domínio "Intimidade" obteve a média mais expressiva (69,12+23,52); "Autonomia" alcançou uma média baixa (38,68+16,76) e a média do desenvolvimento Psicológico- Moral dos participantes foi de 4,4, situando-os na fase Conscienciosa. Os idosos de Arroio do Meio apresentam-se satisfeitos com a capacidade de estabelecer relacionamentos íntimos e pessoais e com a participação social na comunidade. Apresentaram um escore global de qualidade de vida baixo, mas são completamente capazes de tomar decisões em seu melhor interesse.

Palavras-chave : Idoso; Qualidade de Vida; Tomada de Decisões; Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português