SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Avaliação da qualidade de vida e tomada de decisão em idosos participantes de grupos socioterápicos da cidade de Arroio do Meio, RS, BrasilRelação entre problemas do sono, desempenho funcional e ocorrência de quedas em idosos da comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

ALVES, Natália Beghine  e  SCHEICHER, Marcos Eduardo. Equilíbrio postural e risco para queda em idosos da cidade de Garça, SPPostural balance and risk for falls in elderly in the city of Garça, state of São Paulo, Brazil. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 763-768. ISSN 1809-9823.

Objetivos: Avaliar o equilíbrio postural e o risco de quedas em idosos institucionalizados e não-institucionalizados. Métodos: Foram incluídos no estudo 45 idosos institucionalizados e 43 idosos não-institucionalizados. O equilíbrio e o risco de quedas foram avaliados através da Escala de Equilíbrio de Berg. A comparação do equilíbrio entre os grupos foi feita por meio do teste de Mann-Whitney. Foi avaliado o risco para queda entre as populações. Adotou-se um valor de p 0,05 como significante. Resultados: Houve diferença entre os escores da Escala de Berg nas populações estudadas (p < 0,0001). Os resultados mostraram que a população institucionalizada apresenta nove vezes mais risco de cair do que idosos da comunidade (p=0,0001). Conclusões: Os resultados indicam que o equilíbrio postural é menor na população institucionalizada, aumentando seu risco de cair.

Palavras-chave : Idoso; Envelhecimento da população; Acidentes por quedas; Equilíbrio postural.

        · resumo em Português     · texto em Português     · pdf em Português