SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Estratégias para o enfrentamento das doenças crônicas: um modelo em que todos ganham índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

MORAES, Késia Marques et al. Companheirismo e sexualidade de casais na melhor idade: cuidando do casal idosoThe beauty of companionship and sexuality for couples in the best age: caring for elderly couple. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 787-798. ISSN 1809-9823.

Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, respaldado na Fenomenologia, que teve por objetivo compreender como o casal idoso vivencia a sexualidade, vislumbrando a busca de novas perspectivas de cuidar a partir da Teoria de Cuidado Transpessoal de Jean Watson. Participaram do estudo três casais idosos, pertencentes ao Grupo da Terceira Idade Envelhecendo com Alegria, do bairro Padre Palhano, município de Sobral/Ceará/Brasil. O estudo foi realizado no período de maio a julho de 2004, através de uma entrevista semi-estruturada e aplicação do Teste das Oito Cores de Lüscher. Utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Diante da variedade de impressões obtidas na pesquisa, os resultados desvelam facetas importantes como a existência de sentimentos de amor, respeito, cumplicidade, mas também diminuição no padrão da atividade sexual, além do preconceito em relação à manifestação de carinho entre os gerontes e o fortalecimento do vínculo afetivo com o passar dos anos.

Palavras-chave : Idoso; Sexualidade; Cuidados de enfermagem; Comportamento Sexual; Afeição; Elderly.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português